top of page

FORMAÇÃO SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO

Situação: Concluído (2019)

Objetivo:  realizar formação sobre o tema da segurança alimentar e nutricional para profissionais do setor saúde e educação.

Tipo de Projeto: Educação

Parceiros: Núcleo Telessaúde UFSC

IMPLEMENTAÇÃO DE HORTA AGROECOLÓGICA ESCOLAR NO NEI ARMAÇÃO - FLORIANÓPOLIS/SC

Situação: Concluído (2018)

Objetivo:  implementar uma horta agroecológica e desenvolver atividades de educação alimentar e nutricional ao longo do ano letivo em uma unidade educativa para crianças em idade pré-escolar (0-6 anos) localizada no bairro Armação, no sul da ilha de Florianópolis.

Tipo de Projeto: Extensão

Parceiros: Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo - CEPAGRO

ESTUDO SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR QUILOMBOLA NO CONTEXTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Situação: Concluído (2019)

Objetivo:  analisar o fornecimento de alimentos provenientes da agricultura familiar quilombola do Morro do Fortunato, Garopaba, Santa Catarina, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Tipo de Projeto: Pesquisa

Parceiros: Programa de Pós-Graduação em Nutrição UFSC

Acesse a Dissertação - Fornecimento de alimentos provenientes da agricultura familiar para o PNAE: uma abordagem etnográfica

AMPLIAÇÃO DE AÇÕES SOBRE HORTA ESCOLAR AGROECOLÓGICA EM ESCOLAS

Situação: Concluído (2021)

Objetivo:  ampliar ações de Educação Alimentar e Nutricional com base em horta escolar pedagógica por meio de manual sobre a implementação de hortas.

Tipo de Projeto: Educação

Parceiros: Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo - CEPAGRO

Acesse o Manual - Horta na escola: passo a passo

FORMAÇÃO SOBRE CURRICULARIZAÇÃO DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL E A HORTA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA EDUCADORES

Situação: Em andamento

Objetivo: realizar formação EaD para educadores, com carga horária total de 40 horas, distribuídas em 4 módulos: educação alimentar e nutricional; curricularização de ações de educação alimentar e nutricional; horta como instrumento pedagógico; experiências exitosas.

Tipo de Projeto: Educação

Parceiros: Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar de Santa Catarina (CECANE – SC)

DIAGNÓSTICO DE AÇÕES E PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Situação: Concluído (2021)

Objetivo: Analisar programas e/ou ações de Educação Alimentar e Nutricional em unidades educativas de Florianópolis - SC e de Almirante Brown – Buenos Aires/Argentina.

Tipo de Projeto: Pesquisa

Parceiros: Programa de Pós-graduação em Nutrição UFSC, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, Centro de Investigaciones sobre Problemáticas Alimentarias Nutricionales – CISPAN/Universidad de Buenos Aires

AMPLIAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE AÇÕES E PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Situação: Em andamento

Objetivo: Analisar programas e/ou ações de Educação Alimentar e Nutricional em unidades educativas de Belém - PA e dos municípios catarinenses: Florianópolis, Blumenau, Fraiburgo, Joinville, Lages, São Francisco do Sul, Tubarão.

Tipo de Projeto: Pesquisa

Parceiros: Programa de Pós-graduação em Nutrição UFSC, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, Fundação Municipal de Assistência do Estudante – Belém; Secretaria Municipal de Educação de Blumenau; Secretaria Municipal de Educação de Fraiburgo; Secretaria Municipal de Educação de Joinville; Secretaria Municipal de Educação de Lages; Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Sul; Secretaria Municipal de Educação de Tubarão.

ANÁLISE DA INSERÇÃO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

Situação: Em andamento

Objetivo: Identificar e relacionar a metodologia de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN)propostas os Projetos Políticos Pedagógicos do município de Florianópolis com o conceito e princípios do EAN preconizados pelo Marco de EAN.

Tipo de Projeto: Pesquisa

Parceiros: Programa de Pós-graduação em Nutrição UFSC, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

bottom of page